Latest News

Análise qualitativa de dados com NVivo-Introdutório (Em Português!)

OBJETIVOS GERAIS

Esta formação pretende capacitar os formandos para desenvolverem, de forma autónoma, um projeto de análise qualitativa de dados tendo em conta as boas práticas metodológicas e com o auxílio de uma ferramenta científica reconhecida mundialmente.

Prover os formandos de capacidades que lhes permitam desenvolver projetos de investigação com recurso a métodos de análise qualitativa, interpretar resultados da análise qualitativa de dados e, por fim, reportar os resultados da análise qualitativa de dados.


DIA 01

23/03/2021 – 14h to 17h (3 horas)

1.Introdução
1.1. Análise Qualitativa: Definição
1.2. Análise Qualitativa versus Análise Quantitativa
1.3. A ética na investigação qualitativa

 

DIA 02

24/03- Tarde- 14h00 às 17h00- (3 horas)

2.Introdução ao software NVivo
2.1. Técnicas de recolha de dados qualitativos
2.2. Explorar a interface do software NVivo
2.3. Criação do projeto de natureza qualitativa
2.4. Organização de segmentação da informação

 

DIA 03

25/03- Manhã- 09h00 às 13h00- (4 horas)

3. Explorando o software Nvivo
3.1. Consultas (texto, frequência de palavras)
3.2. Processo de codificação
3.3. Visualização de alguns modelos gráficos, mapas, análise de cluster
3.4. Sessão dúvidas e esclarecimentos
3.5. Avaliação da aprendizagem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Prover os formandos de conhecimentos teóricos das diferentes técnicas e metodologias existentes em análise qualitativa de dados. – Dotar os formandos de conhecimentos práticos em ferramentas científicas de análise qualitativa de dados. – Com recurso a um software específico (NVivo), os formandos deverão ser capazes de criar um projeto de natureza qualitativa de forma autónoma.

 

ENQUADRAMENTO/ FUNDAMENTAÇÃO

NVivo é um software que suporta métodos qualitativos e variados de pesquisa. Ele é projetado para ajudar a organizar, analisar e encontrar informações em dados não estruturados ou qualitativos como: entrevistas, respostas abertas de pesquisa, artigos, redes sociais e conteúdo web. Processado por computador.

 

MATERIAL APOIO / METODOLOGIA

Será utilizado o método expositivo com teorização, complementada com uma metodologia ativa, apelando à prática, ao desempenho e vivência de situações através da utilização de técnicas ativas, nomeadamente: troca de experiências, exercícios práticos, análise de estudos de caso e exploração de situações concretas na área da análise de dados qualitativos. Nesta formação será utilizada também o método demonstrativo onde se irá aplicar o método dos 4 passos. Este método irá permitir ao formando conciliar os conhecimentos teóricos adquiridos com a aplicação prática dos mesmos. A formação possui uma componente prática muito forte, constituindo cerca de 80% do total da formação. A formação vai decorrer online com recurso à plataforma zoom.

 

COMPETÊNCIAS

Com recurso a um software específico (NVivo), os formandos deverão ser capazes de criar um projeto de natureza qualitativa de forma autónoma.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será definida pela equipa formativa no primeiro dia de formação e realizada no último dia, para poder medir o nível e evolução da aprendizagem dos formandos.

 

Se estiver interessado em participar nesta formação e quiser obter mais informações sobre como garantir a sua participação, entre em contato connosco aqui.