Latest News

Mulheres em Dados: A Equipe Timberlake

Como é a semana de Women in Data, achamos que este seria o momento perfeito para compartilhar a história da Timberlake Consultants e das mulheres fortes que construíram a empresa nos últimos 38 anos, começando pela nossa fundadora.

A Timberlake foi fundada por Ana Timberlake em 1982, como uma empresa de consultoria estatística, com aplicações particulares em pesquisa médica e modelagem econométrica.

Ana era uma empresária bem-sucedida e mãe amorosa de três filhos. Nascida em Portugal, a sua família conhecia bem mulheres de sucesso. A sua tia foi chefe do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e é considerada a primeira feminista em Portugal.

Ana obteve a sua licenciatura em Matemática na Universidade de Lisboa, antes de vir para a Grã-Bretanha em 1969 para fazer um mestrado em estatística e investigação operacional na Universidade de Southampton.

Antes de fundar a Timberlake, Ana trabalhou em vários projectos de dados que definem o sector. Incluindo a reanálise do estudo Grand Rapids de 1964 de Robert Borkenstein, no qual o teste do bafómetro britânico foi baseado em meados da década de 1960. Os dados originais não foram ajustados estatisticamente e análises anteriores sugeriram que a condução melhorou com a ingestão de uma pequena quantidade de álcool. No entanto, depois que Ana padronizou os dados, ficou claro que a ingestão de álcool de facto tornava a capacidade de conduzir cada vez pior! Posteriormente, Ana ingressou na Control Data Corporation em Londres, onde formou associações ao longo da sua vida com académicos, pesquisadores e desenvolvedores de técnicas estatísticas, modelagem econométrica e software. Isso a levou a criar a TCL, uma empresa global, em 1982.

Em 2012, Timberlake foi adquirida pela filha de Ana Timberlake, Teresa Timberlake, e o seu marido, onde cresceram e desenvolveram com sucesso o negócio para se tornarem líderes da indústria, globalmente. A empresa tem orgulho de ser uma empresa de ciência de dados 80% dirigida por mulheres, em um sector onde apenas 30% das funções profissionais relacionadas a dados são ocupadas por mulheres.

Em todas as regiões, a nossa equipa é composta por mulheres focadas, progressistas e líderes de pensamento, de econometristas a estatísticos, de finanças a software, a marketing e formação.

Conheça a nossa equipa global de mulheres em STEM, um exemplo positivo de diversidade de género na indústria de ciência de dados!